top of page

SEO para tudo e para todos, de novo!

Convidada a palestrar em um evento sobre prevenção para DSTs/Aids pela Prefeitura de São Paulo, me deparei com uma coisa curiosa

SEO serve para tudo e todos

Ontem, dia 27, eu estava entre grandes nomes representativos às classes de mulheres transexuais, negras e LGBTs. O evento “Mulheres frente às DSTs/Aids”, me chamou para falar a cerca de 80 profissionais de saúde sobre as iniciativas de prevenção e combate a diversas doenças sexualmente transmissíveis ligadas às lésbicas. À mesa de debates, comigo, estavam: Luiza Coppieters, Aline Ferreira e Nilza Iraci.

Antes de entrar na plenária, usei as práticas de SEO (Search Engine Optimization) para verificar o que o planejador de palavras-chave e o Google Analytics me diziam sobre a palavra-chave ‘lésbica’.

Com a resposta em mãos, me apresentei:

“Boa tarde a todos e todas, meu nome é Roberta Salles, mais conhecida como Bobbie Salles e estou aqui hoje para falar em nome da saúde de mulheres lésbicas. Eu sou jornalista e fiz, durante um tempo, o vlog Dedilhadas. No entanto, agora tenho uma agência de Marketing Digital - a Quero+ Digital, e por ela, sou responsável por todo o conteúdo SEO. Tomei um susto ao analisar a palavra-chave ‘lésbica’, em busca de algo que complementasse minha fala sobre saúde, uma vez que sou jornalista e não uma especialista da área. As cinco primeiras páginas do Google, ao digitar lésbica em sua caixa de busca, quase que em sua totalidade jogam a quem procura por pornografia, serviços, contos eróticos. Pouco mais de 2%, nestas cinco páginas, referem-se à notícias - muitas ligadas às celebridades que se reconheceram como lésbicas, e quase nada sobre saúde…”

Porque eu resolvi fazer esse pequeno texto? Para mostrar que, se houvesse um trabalho mais pontual, que fosse realmente contra a invisibilidade de mulheres lésbicas, os resultados poderiam ser diferentes.

Já falei um tanto sobre isso no texto "Por que o SEO serve para tudo?" e, reconhecer o trabalho (ou a falta dele) em um contexto tão diferente, me fez refletir e querer dividir isso com vocês, leitores deste espaço. A busca poderia ter um cunho educativo. Ao contrário, me decepcionou.

Logo, finalizo: “Serve para tudo e para todos!”. Quer coisa mais neste democrática para trabalharmos neste mundão de internet?

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page