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Os principais erros de quem acha que faz marketing digital

Não conhecer o cliente direito, esperar resultados à jato, não planejar estratégias e "andar conforme a carruagem", estão entre os principais problemas

Você contratou uma agência de marketing digital. Sua aposta, nesta empreitada, era ter um resultado brilhante, logo no primeiro mês. É claro que isso pode acontecer. No entanto, ainda mais se sua empresa nunca tiver trabalhado com o marketing digital, meu amigo, espere. Não adianta correr e querer resolver tudo logo de cara.

Para contar um pouco mais dessa comédia de erros, vou listar aqui algumas outras coisas que as pessoas fazem - muitas vezes, inocentemente, acredite! Não, a Quero+ Digital não é a dona da verdade irrefutável. Mas a gente sabe um pouco mais do que um tiquinho do que estamos fazendo rs…

Achar que tudo se resolve magicamente

Ao ler isso você pode imaginar a cena bonitinha da gente segurando uma varinha mágica e plim, salabim, blim, blim: seu produto, serviço, site e etc. ficar lindo maravilhoso e cheio de resultados batutas. Brincadeiras à parte, é importante saber que ninguém faz milagre. Tem que ter estratégia; tem que ter tudo bem desenhado e arquitetado para funcionar.

Logo, se você tem um produto, serviço ou qualquer coisa a oferecer ao mercado e precisa de marketing digital em suas diversas modalidades, um bom plano de execução cai muito bem. Como disse no começo deste texto, não adianta ter pressa. Está aqui um caso em que a pressa, inclusive, segue bem o ditado da "inimiga da perfeição".

Ignorar o que o seu cliente faz e precisa realmente

Pode ser o consumidor, pode ser o investidor ou até um parceiro. Todo mundo tem que se conhecer direitinho nessa história toda. Nada de meias-palavras e jeitinhos. Não cabe, não funciona, não anda. Caminhar de mãos dadas com os anseios de seus clientes e saber quem são as figuras que consomem seus produtos e serviços e fundamental.

E veja bem: não estou falando de personas e essas coisas todas que o mercado insiste em usar. Estou falando de realmente entender para quem é seu produto (ou serviço) e saber para quem ele pode servir e agradar. Conquistar clientes não é tão simples assim. Todo mundo sabe!

E, a não ser que você seja o dono da Coca-Cola (insira aqui o nome de qualquer outra empresa gigante), seu produto vai ter que cair no gosto da galera. O trabalho de marketing também é feito para saber quem é essa tal galera. É minucioso, trabalhoso e nunca da noite para o dia (vou martelar nisso até que fique bem na mente de todo mundo muaaahhh).

Ignorar o que acham do seu produto ou serviço

Esse ponto quase complementa o item anterior. Mas tem uma levada diferente aqui e eu vou tentar explicar. Uma coisa é saber para quem você pode vender, sem insistir nas personas e sim em quem pode usar seu produto ou serviço de forma abrangente.

Tem que ter pesquisa na história. Tem que saber direito o que as pessoas acham ou pensam de você (empresa). Começou agora e está pequenininho? Ótimo momento! Invista no saber a opinião de quem você atende. Isso pode ser útil, aliás, para você construir um pós-venda com muita qualidade. Afinal, a maior parte das reclamações de milhares de consumidores é a de "comprar gato por lebre".

Deixar o cliente de lado

Vendeu, entregou… está tudo lindo? Não, longe disso. Cadê aquele relacionamento maroto para saber como as coisas estão indo com os usuários de seus produtos e serviços? Tem que existir e é para sempre. Se você tem a intenção de crescer, deixar de lado o seu cliente é um crime.

Não importa se deu um problema em um milhão de atendimentos. Tem que atender e entender direitinho o que está acontecendo para continuar os trabalhos da melhor forma. O bom atendimento é primordial.

Deixar tudo como está

A acomodação é a pior das piores coisas a se fazer. Tem resultados maravilhosos? Alcançou o patamar que queria ter com sua empresa? Não fique quietinho. Basta lembrar que, para o trabalho ser bem-sucedido em marketing, tem que ser contínuo e inovador. Pense e repense junto com sua agência o que pode ser melhorado e realizado. Novamente, escute seus clientes e os conheça da melhor forma.

O mesmo vale, como já escrevi aqui, para quem acha que pode deixar de lado (depois do sucesso) todo o trabalho feito por sua agência. O marketing é sim para sempre. Não tem volta e nem rodeios. Aliás, rodear muito é uma coisa que a gente nem apoia: ou quer, ou não quer! Por isso, saia de cima do muro, consulte gente que pode ao menos chegar perto do que você espera e fuja das automatizações, personas e milagres.

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