Marketing de Experiência funciona mesmo
Sabe quando você vai em um lugar e algo te marca profundamente do lado mais positivo possível?
O Marketing de Experiência pode fazer coisas inesquecíveis. Pode fazer, por exemplo, que eu nunca me esqueça de um café que estive em um pequena cidade na Eslovênia (em 2010), em um dia muito, muito frio. Pedi - por recomendação, um chocolate italiano. E olhe: eu não estava na Itália e foi o melhor chocolate quente italiano que eu tomei em toda a minha vida, não somente pelo fato de ser maravilhoso em seu sabor.
Foi todo o conjunto, veja só: o lugar era incrivelmente ambientado, com a luz e música corretas, com cheiro agradável e estava na temperatura ideal para que você quisesse estar lá. Para complementar, o garçom veio derreter o chocolate mais lindo do universo bem em minha mesa.
Como eu não falava nada do idioma local, fez questão de se comunicar comigo em italiano ou em inglês. Eu pude escolher! Nunca gastei tanto por um xícara gigante de chocolate quente italiano, com tanto prazer.
Pasta fresca
Um outro exemplo mais plausível para quem está em São Paulo: há um restaurante na região do Itaim Bibi que prepara um macarrão com parmesão. O detalhe é que o macarrão, além de ser pasta fresca, é preparado bem ao seu lado.
O chefe sai de cozinha empurrando um carrinho com um queijo parmesão aberto tamanho extra plus size rs… Este carrinho, tem uma boca de fogo embaixo do queijo. O processo gastronômico mais lindo que eu vi começou: o moço acendeu ao fogo e jogou o macarrão dentro do queijo. Mexeu, mexeu, mexeu até que quase o macarrão virasse parte do queijo (que estava derretendo bem ali).
Depois de bastante misturado, com especiarias, o macarrão com grande quantidade de queijo estava no meu prato. Saboroso? Basta que eu feche os olhos para sentir aquele gosto incrível.
Se alguém me perguntasse sobre dois lugares que eu gostaria de voltar exatamente enquanto escrevo a este texto, seriam esses. Ainda bem que, ao menos o Itaim Bibi está perto de mim.
O que tudo isso tem a ver com Marketing de Experiência?
Para continuar este assunto é importante que se defina o que é Marketing de Experiência. Também chamado de Marketing Sensorial é a forma de conquistar o consumidor por meio de experiências pessoais e tocantes, por meio da emoção, do sentimento e, claro, de uma ótima experiência.
Pode-se dizer que é tornar o relacionamento com seu consumidor o mais próximo possível, além de engajá-lo e conquistá-lo. E isso deve ser feito para que sua marca, produto ou serviço não saia da cabeça de mais ninguém.
Basta pensar no exemplo que eu dei, sobre minhas próprias vivências: eu estive na Eslovênia no início de 2010! Faz muito tempo para que eu ainda me lembre do gosto e até do rosto do menino que me serviu no café.
Alguns exemplos no Brasil e no mundo
É legal perceber que nem sempre o Marketing de Experiência está ali, na sua frente. Por isso, separei alguns exemplos de empresas que fazem o melhor uso do Marketing Sensorial. Veja só e descubra um pouquinho como sua experiência pode ser primorosa:
Coca-Cola FM
A maioria das pessoas já percebeu que a forma em que ouvimos músicas atualmente mudou. O streaming (música armazenada em nuvem que pode ser ouvida por meio de um aplicativo ou site) chegou para ficar. É claro que há um revival dos LPs (discos de vinil). Mas estou falando de uma coisa mais prática.
Basta pensar que, segundo dados da Teleco, o Brasil encerrou o ano de 2016 com mais de 244 milhões de celulares. Além disso, a 27ª Pesquisa Anual de Uso da Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que 168 milhões destes celulares, são smartphones.
Assim, alguns serviços estão à toda por aí: Spotify e Deezer detêm a maior fatia do mercado. Mas a Coca-Cola não se intimidou com isso: criou a Coca-Cola FM, um jeito de ouvir música via streaming tanto na web, quanto em seu celular, bastando somente baixar um aplicativo.
São diversas rádios, interação entre os usuários que as ouvem, espaço para comentários. É praticamente uma rede social de música, atrelada à marca mais famosa do mundo em refrigerantes. É sensorial, fica na cabeça e mantém a marca pertinho de seus consumidores (e até daqueles que nem consomem o produto, mas ouvem música).
Além disso, a Coca-Cola, neste mesmo espaço virtual, tem uma ferramenta para criar sua garrafinha personalizada. Ownnn, batuta, não é mesmo?
Shopping D&D
Falando em sensorial, que tal entrar em um espaço, ser recebido como se fosse o único cliente do mundo, ter champagne enquanto conversa com um personal stylist e ainda ganhar uma consultoria para os melhores móveis e lojas?
O Shopping D&D, conhecido berço de decoração, oferece, com hora marcada, uma verdadeira consultoria. São profissionais capacitados para, além de te oferecer champagne, ajudá-lo no projeto da casa ou escritório de seus sonhos, com a ideia e até a indicação de lojas. Tudo isso é agendado previamente pelo Espaço Concierge.
Circus Hair
Você quer cortar o cabelo, fazer a barba, se maquiar, fazer a manicure… não importa: se estiver em São Paulo, vá ao Circus Hair. O salão tem duas unidades e as duas são uma delícia. Tudo começa pelo ambiente: um estilo bem circense, com boa música, um carrossel lindíssimo e um atendimento primoroso.
Entre no Circus, espere pelo profissional que irá atendê-lo, enquanto saboreia uma cerveja (a primeira, por conta da casa), um café ou água. Um assistente o recebe e o leva até o seu lugar de ação. Quer um corte moderno? Vá ao Circus. Quer algo tradicional? Também!
A decoração (como eu já disse) é certamente um toque à parte: o ambiente é colorido, alegre, com penteadeiras e luzes, um bar no meio do salão principal, mesa de sinuca, fliperamas e tecidos pendurados no teto para que a arte do circo fique mais próxima.
Aliás, arte é uma coisa levada de forma bem séria pelo estabelecimento. Não basta o sucesso de cortes, cores e nota 11 no atendimento. Você entra e quer ficar lá dentro, nem que seja para jogar conversa fora. Além disso, festas especiais acontecem e geralmente são temáticas.
Tem DJ, tem banda, tem perfomance. É uma delícia! E os preços? Nada exorbitantes. Dá para pagar numa boa por um serviço amigo e de muita qualidade. Vá ao Circus… vá e sinta tudo isso e mais um pouco, todas as vezes. É sério! Você vai voltar nem que seja para dar um beijo na pessoa que te atendeu (que você até chamará de amigo).
Loungerie
O Marketing Sensorial também está no aroma. Afinal, temos cinco sentidos, não é mesmo? A Loungerie tem um aroma incrível dentro de suas lojas. Eles até vendem ao perfume! Mas não é só o cheiro agradabilíssimo que encanta seus clientes.
O espaço, a decoração e o atendimento são incríveis, sem contar o preço - muito acessível. Ao entrar na loja, vendedoras que você solicita (elas não ficam a te perseguir, até você chamá-las), estão sempre prontas a te ajudar em muitos e muitos tipos de lingerie.
Além disso, com uma fita métrica sempre em mãos, elas te auxiliam no tamanho correto, de acordo com seu corpo. Quer experimentar alguma peça? Não tem problema! Mas confie que o tamanho indicado por uma dessas profissionais será o correto.
Neste ambiente que nomeia à loja (junção de Lounge com Lingerie), os tecidos são uma delícia e parece que abraçam seu corpo. Gostoso sentir (além do perfume maravilhoso) que algo te abraça, não é mesmo? Você também pode fazer suas compras pelo site. Mais um mimo!
Disney: a cultura do Marketing de Experiência
Até aqui já deu para ter uma ideia da importância de usar o Marketing Sensorial como uma das armas de conquista de seus clientes, não é mesmo? O que talvez você não saiba é que empresas que levam à cultura da Disney adiante e usam seus bons exemplos de atendimento e emoção, costumam prosperar.
A melhor e maior empresa focada em atendimento ao cliente do mundo em todas as suas unidades, aplica muito bem esta conquista. Basta pensar que, dia e noite, milhares de colaboradores trabalham para manter a magia no ar. Algo foi danificado durante um dia cheio em algum parque? Pessoas recuperam aquilo durante toda a madrugada.
Há cheiros, músicas, ambientes, texturas e sabores criados exclusivamente para que nada fique a desejar. Tanto que, mesmo nas épocas mais cheias de todos os parques, você nem liga de ficar tanto tempo em filas quilométricas para sentir alguns segundos de emoção em alguma atração.
Além disso, a empresa se preocupa, inclusive, em atender a pessoas de todos os lugares do mundo, de forma bem pessoal. Em períodos de alta temporada, contrata gente de todos os países para auxiliar cada turista.
Assim, nem precisa falar inglês para curtir tudo. Você certamente encontrará alguém para falar sua língua e ajudá-lo no que for necessário. Eles sempre inovam, porque a inovação anda de mãos dadas ao sensorial. E mais: atende a todas as idades.
Upperbag
E aquela preguiça que às vezes nos acomete, de sair de casa para comprar roupa? Pois bem… isso pode ter seus dias contados se você acessar ao Upperbag. O serviço, feito por meio de um aplicativo, o coloca em contato com um personal stylist por telefone, por whatsapp.
Você baixa o app, faz um cadastro e o contato começa. Ao conversar e escolher suas peças, todas são enviadas ao local indicado. Você experimenta e devolve as que não quiser. Não tem problema se, de repente, não gostar de nenhuma. Eles estão no Brasil e atendem aos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além das cidades de Porto Alegre, Campo Grande, Brasília, Goiânia e Vitória.
Com as escolhas feitas, você recebe uma mala (bag), com hora e data para chegar. O valor do frete é consumível na compra de produtos de sua bag, conforme explica o site.
Insólito Boutique Hotel
Sentir-se em casa viajando. Pode ser que, em um primeiro momento, você não queira essa sensação (principalmente se estiver pensando em, justamente, se livrar um pouco do estresse cotidiano). No entanto, hospedar-se no Insólito Boutique Hotel é ter uma legião de pessoas para atendê-lo da melhor forma possível.
Todos os funcionários o tratarão como rei. Tem até café na cama, minha gente! Tudo ao gosto do freguês. No hotel não cabe um zilhão de pessoas. É justamente por aí que a personalização começa, não é? Você fica à vontade. É dessa sensação de estar em casa que estou falando. Não ser mais um número, com uma chave de acesso a seu quarto pode fazer toda a diferença.
O exemplo vem de hotéis construídos neste novo conceito que caíram no gosto de clientes em todo o mundo. Exemplos do modelo estão no Maison Souquet, em Paris e no Nolitan, em Nova York. O primeiro leva ao turista tudo sobre a “Belle Époque” francesa. Arte, arte e mais arte. Já o norte-americano, o transporta para o bairro Little Italy e o faz sentir-se único, em algum ponto da Itália. Queria que minha casa fosse assim!
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