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Engajamento e interação: palavrinhas mágicas para o Marketing


o-que-e-engajamento

O bom relacionamento com sua marca, produto ou serviço não depende somente de você: precisa de boas conquistas para ser alcançado

Muita gente sabe da importância de engajar. Afinal, sem engajamento, não há interação, aceitação e muito menos relacionamento com a marca. E olhe que o que estou falando aqui vai muito além de curtidas ou compartilhamentos. Inclusive, porque a maioria das pessoas “curte sem curtir” ou ao menos ler aquele conteúdo que está ali para ser visto e revisto. Não adianta! O engajamento é peça fundamental para realmente conquistar seus clientes e até mesmo fornecedores.

Conjunto de sentimentos

Vou tomar a liberdade de comparar toda essa história de engajamento com um relacionamento amoroso. Venha comigo! (No final, ou você vai me amar perdidamente, ou nunca mais vai querer olhar na minha cara. Vamos ver!). Imagine que você seja uma pessoa apaixonante. Todos olham para você, entendem e admiram suas conversas, suas ações, realizações e tudo mais.

Alguns dos interessados até tomarão a liberdade de tentar chegar perto de você. Mas a verdade, é que você, além de estar cansado desse comportamento, não se mostra por completo, não escuta completamente o que ninguém diz e ainda por cima, se sente o rei da cocada e nem se importa muito com os outros, por simplesmente achar que esse comportamento nunca irá mudar.

Tsc tsc… Uma hora, as máscaras caem e, as pessoas interessadas, arrumam pessoas mais completas, verdadeiras e que estejam dispostas a ouvir de fato o que elas querem dizer. Você? Ficará a ver navios, dará com os burros n’água e estará em um relacionamento vazio.

Não use máscaras!

Com sua marca, produto ou serviço, pode acontecer o mesmo. Não acredita? Experimente ter uma página no Facebook, por exemplo, e nunca ouvir seu consumidor, mesmo que ele tenha demonstrado algum dia ser totalmente apaixonado pelo o que sua empresa oferece. Não adianta. A conta não fecha quando não há a interação, um dos pontos-chave para o engajamento.

O exemplo ainda pode piorar um pouco. Você tem uma pessoa responsável pela interação com clientes em sua página. No entanto, essa pessoa, por mero descuido, responde de forma malcriada a algum comentário negativo ou mesmo trata o seu cliente de forma inadequada, às vezes até grosseira.

O que pode acontecer? Além daquela comunicação, geralmente estar registrada para que todos os seus fãs a vejam, problemas são instalados com êxito. Quer ter o poder de um compartilhamento gigante de suas ações? Escorregue só um pouquinho nesta comunicação. O que é ruim, se espalha muito mais rapidamente, infelizmente.

É por isso que batemos tanto na tecla de que a interação tem que ser feita por alguém treinado para isso. E vai além: este profissional tem que saber realmente para onde seguir para, de fato, resolver o que seu cliente solicita.

Além dos números

Se valer de milhões de seguidores ou mesmo curtidores em potencial também não está no caminho. As empresas que mais caem são aquelas que acreditam que são soberanas diante de algum produto, marca ou serviço. De que adianta ter muitos seguidores se não há - novamente, a interação?

Não caia nessa! O lance pode ser tão falso que tem até gente que compra seguidores. Grande erro… grande erro mesmo. Como diria um canal de comédia do YouTube em um de seus vídeos: “errou feio, errou rude”.

Enxergue além dos números, além dos seguidores e produza ações que realmente sejam impactantes. Uma vez, aqui mesmo neste blog, eu escrevi um texto sobre Flywheel Marketing (pode ser lido aqui). Neste conteúdo, está tudo explicadinho: fala exatamente do quanto é importante que realmente sua empresa engaje aos clientes para que a “roda gire”. Uma coisa leva a outra e você deve estar no controle da situação, seja para respostas positivas ou negativas.

Envolvimento, interação, intimidade e influência

E não é que apareceram mais três palavrinhas mágicas? Envolvimento, intimidade e influência. É preciso saber cada passo do envolvimento de sua marca, produto ou serviço com os consumidores ou possíveis clientes. Com informações básicas dá para extrair resultados impressionantes deste envolvimento: número de visitas, tempo de navegação em cada página e áreas de interesse.

A interação, como eu disse logo acima, é a rainha da coisa toda. Assim, vale gastar tempo e realmente se preocupar com as informações, discussões e qualquer outra iniciativa que venha de algum cliente (ou possível cliente).

É assim que se cria a terceira e não menos importante: intimidade. Aqui vale observar além das interações e comentários; tem que olhar a fundo, perceber quais são os sentimentos que aquele que é seu cliente ou poderá ser têm em relação ao que sua empresa oferece. É particular e chega a ser individual. Nada de personas, aqui.

A influência fecha todo o contexto de engajamento ao fazer com que mais pessoas gostem realmente de sua empresa, sua marca, produtos ou serviços. É quando por livre e espontânea vontade o consumidor toma à frente para te defender diante de qualquer agrura.

Mantenha isso em mente, me ame (risos) e venha com a nossa turma se tiver alguma dúvida ou quiser papear sobre o assunto. Estamos aqui, confie. Sinta-se à vontade para entrar!

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