Cadê o marketing digital que estava aqui?
- Bobbie Salles
- 27 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Confundir os termos, aplicar estratégias de qualquer jeito e deixar as coisas simplesmente acontecerem acaba com os bons resultados

Sua empresa tem site? Ele é responsivo, tem artigos com conteúdo de relevância, com assuntos realmente importantes e suas redes sociais estão sempre cheias de novidades? Esses são apenas pontos iniciais para levar suas estratégias de marketing digital adiante. No entanto, muitas empresas apostam em nomenclaturas sem ao menos entender direito o que elas querem dizer.
Aí vira Inbound Marketing pra cá, Remarketing pra lá… Flywheel, Growth Hacking e a sopa de letrinhas e siglas não têm fim. Nem todas elas são furadas, veja bem. Mas é um tal de criar plataforma pra cá, criar landing page pra lá em que o limite, meu amigo, foi jogado à escanteio há tempos.
Não! Não estou falando que somos as mais “bam bam bans” do mercado e sabemos de tudo (apesar de, modestamente, sabermos muito de muito, sim rs…). E aí está um dos primeiros pontos para o trabalho ter um resultado positivo para todos os lados - do cliente e da agência: temos que aprender sempre! É estudar, mesmo.
O design do sobrinho again
Isso tudo me leva a falar do design do sobrinho mais uma vez. É claro que alguém pode usar e abusar dos memes de internet para formar um contexto muito atual de uma peça de divulgação. Mas não se engane: nem tudo o que rola por aí na internet, servirá para sua empresa. Uma brincadeira ou outra, pode ajudar e muito.
É mais do que necessário saber realmente quando e como usá-la. Fotos de bichos de estimação são sempre sucesso? Nem sempre. Experimente fazer uma piada de mal gosto e toda sua estratégia construída vai embora em um postzinho no Facebook.
Matéria de conteúdo copiado? Acabou com todo o SEO (Search Engine Optimization) que levou alguns meses para ser concluído e posicionar o seu site muito bem no Google.
Estudar é a chave
Como eu disse logo aí acima, conhecer as novidades e como aplicá-las nos contextos e peças é fundamental. Até mesmo para saber refutar aquilo que não acreditamos. O mundo está cheio de estratégias furadas, que ganharam nomes bonitos e conceitos que até parecem que, se bem aplicados, darão aquele retorno sonhado. Cuidado! Os espertos existem aos montes, querendo sempre tirar vantagem de tudo.
Temos que estar antenados e criar nosso próprio meio de estudo e análise do que pode dar certo. E vá por mim: uma estratégia redondinha, baseada em um estudo exclusivo para aquilo que estiver longe de toda a sopa de letrinhas, vai ser muito mais efetiva para os seus negócios, assim como para os nossos.