top of page

Por que a Quero+Digital prefere formigas?


(Adaptado da obra de La Fontaine)

“Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: - Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir! - Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno. Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

A cigarra então aconselhou: - Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa. A rainha das formigas falou então para a cigarra: - Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio. A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou: - Hum!! O inverno ainda está longe, querida! Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo. Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa. Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.“

Atemporal e mais real do que nunca

Quem não conhece esse conto? Crescemos ouvindo histórias como esta e sua atemporalidade é impressionante não acham? Afinal, vivemos em uma sociedade em que o trabalho é constante, cada vez mais exigente, tornando-se por vezes o centro de nossas vidas.

Concorrência incansável, demandas cada vez maiores, tempo que virou commodity, tudo isso com a velocidade do século XXI. Some-se a isso a exigência atemporal de matar, deixe-me ver, atualmente com a inflação são, 10 leões por dia. Diante deste cenário percebemos que a formiga sempre esteve à frente do seu tempo, já a cigarra ... bem, a cigarra também sempre esteve à frente do seu tempo, afinal ainda há muitas cigarras por aí rsrsrs.

Olhando no espelho e enxergando a formiga

Mas, o grande problema de algumas cigarras de hoje é justamente o fato de que muitas delas sofrem de transtorno dismórfico corporal, mas ao invés de não gostarem do que veem como é o caso no transtorno real, essas cigarras se veem como formigas e acham que estão “arrasando”.

Então aí vai a grande difirença, pra tirarmos qualquer dúvida ok?

As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade (mais alto grau de organização social dos animais presente nas sociedades mais complexas). As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre. Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos). Estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade.

As cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos (sério????), possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem. A importância da cigarra no ecossistema é positiva, por um lado, por servir de alimento para os predadores (positiva onde???) e, negativa, por outro, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias.

Alguém viu alguma semelhança entre as duas? Pois é, nem eu.

Quem é você?

Cada um escolhe quem quer ser, seja formiga, seja cigarra, é uma prerrogativa sua, mas saibam que no mata-mata de hoje, as formigas com certeza têm um head start em relação às cigarras.

Para vocês que querem ser, ou são, formigas, a Quero+ Digital certamente será o parceiro perfeito neste ecossistema de negócios em que uma solução integrada e global como a nossa estratégia IQ+ Marketing pode preparar (e com certeza trabalhar em conjunto com) muitas empresas para os invernos do mercado, que infelizmente são muitos. A propósito, estamos passando por um neste momento.

Por que a Quero+Digital prefere as formigas?

Simples:

  • formam uma organização social que funciona, onde cada uma tem seu papel, sua importância, trabalham em união e sempre em prol do bem comum, o formigueiro, nesse caso, sua empresa

  • não precisam ser grandes e fortes para vencer desafios e enfrentar situações difíceis, só precisam de trabalho, paciência, persistência e inteligência

  • são focadas em resultados e funcionam em cooperação

  • têm mais tempo de planeta porque sabem se adaptar, e isso vale para o mercado

  • quem não quer trabalhar com o animal mais bem sucedido da Terra???? Fala sério!!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page