top of page

Chega da mentalidade ‘Filho do Padeiro’


Para que não haja dúvida quanto ao assunto tratado aqui, vamos à seguinte definição: padeiro ou panificador é alguém que se dedica principalmente a preparar e vender pão. Também pode fabricar pastéis e alimentos parecidos, dado que a separação tradicional existente entre padeiros e pasteleiros se tem difundido nas últimas décadas. O lugar em que um padeiro exerce seu ofício se chama padaria.

O Brasil é um país rico de culturas e crenças, regionalismos e peculiaridades, com tudo regado a ditados populares e expressões que por vezes nos deixam no vácuo, outro dia me deparei com uma delas, a “mentalidade do filho do padeiro”. Agora, o mais engraçado de tudo é que essa teoria surgiu no meu universo, o mundo do marketing digital.

Mais uma coisa, eu amo pão, tenho muito respeito pelos padeiros, profissão dura e muito nobre, quase todo dia compro alguma coisa na padaria perto da minha casa e não só isso, eu tenho certeza absoluta que não conseguiria, tampouco tentaria, fazer o que os padeiros fazem, por duas razões principais: respeito à arte da profissão e consciência quanto à minha falta de qualificação para exercer tal profissão.

Marketing não é band-aid

A Quero+ Digital, para aqueles que ainda não sabem, implementa em suas ações a estratégia IQ+ Marketing, que pensa a empresa como um todo e através de inúmeras estratégias de marketing reconhecidas coloca o seu cliente no caminho certo do sucesso.

O que sempre falamos aqui neste fórum e para nossos clientes é que marketing é para sempre, não é um band-aid que depois que a ferida curou é jogado fora. Falamos também que todas as ações que implementamos têm todo um planejamento por trás e uma meta looking forward. Nosso marketing digital, nossa estratégia, nossas ações, nossa equipe não dá espaço para amadores e nesse caso, o filho do padeiro só tem espaço na Quero+ Digital se ele não seguiu os passos do pai e tem o marketing como sua profissão.

Cada macaco no seu galho

Quem já não ouviu alguém dizer “Ah, a prima do meu tio fez faculdade de computação e pode ajudar com o nosso site”, ou “Vocês mexem com Facebook? Ah, eu já tenho Facebook e já faço algumas postagens” ou ainda “No momento já tenho minha assessoria de imprensa, não preciso de solução de marketing, inclusive semana que vem vai sair uma nota sobre a minha empresa no globo.com”.

Pois bem, vamos supor que você está fazendo um tratamento de dente e em determinado momento o dentista fala o seguinte: “olha, essa obturação aqui eu vou chamar a secretária pra fazer, você sabe, ela está no primeiro período da faculdade de engenharia, mas ela é muito prendada”. Ou então, você está construindo uma casa e o engenheiro fala esta pérola: “essa parte da cozinha eu vou chamar o tio da minha namorada que é muito inteligente, ele é médico sabe, tenho certeza que ele finalizará esse encanamento da área de serviço sem problemas”, ou melhor ainda, você precisa de um site responsivo e decide falar com a sua sobrinha, que “é muito inteligente, está fazendo faculdade de enfermagem na federal!”, para otimizar seu site para celular.

Entende onde estou querendo chegar? A expressão “cada macaco no seu galho” nunca fez tanto sentido, certo? É como eu disse no início, alguns ditados populares nos deixam no vácuo, mas outros não deixam margem para dúvida e, neste caso, quando digo que cada macaco deve ficar no seu galho, quero dizer o seguinte: “deixem o trabalho de marketing, com toda a sua complexidade e riqueza de ações e estratégias, para os profissionais que sabem o que estão fazendo, as ações de amadores podem fazer mais dano do que a ausência de ações, podem acreditar!

Médico é médico, dentista é dentista, engenheiro é engenheiro, programador é programador, fisioterapeuta é fisioterapeuta, advogado é advogado. Profissional de marketing é profissional de marketing!!!! E a Quero+ Digital é uma empresa de marketing, com profissionais que sabem do que estão falando e o que estão fazendo. No marketing digital que fazemos, o “jeitinho” não tem espaço, não tem futuro, não é bem visto, nem desejado. O “jeitinho” tipo “filho do padeiro” não ajuda nenhuma empresa que almeja ser duradoura e bem sucedida.

Para aquelas empresas que ainda têm a mentalidade ‘filho do padeiro’, saibam que este é o começo do fim.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page