IQ+ Marketing, já ouviu falar?
Quando olhamos a uma determinada distância para algumas situações ou cenários temos uma ideia melhor de onde estamos situados, uma aplicação da relatividade que pode e deve ser usada no marketing conhecido dos dias de hoje em relação ao marketing digital único e integrado que a Quero+ Digital implementa sob o conceito BITS criado pela empresa, mas que ainda gera medos e desconfianças provincianas.
Vanguarda significa frente, dianteira, parte anterior. É um substantivo feminino, do francês avant-garde (estar na frente, à dianteira de um movimento). São sinônimos de vanguarda: anteguarda, front. São antônimos de vanguarda: retaguarda, cauda.
Vanguarda é a parcela mais consciente, combativa e de ideias mais avançadas de qualquer grupo social. Por extensão, é um grupo de indivíduos que por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exerce papel de precursor ou de pioneiro em determinado movimento cultural, artístico, científico, entre outros.
Ficar parado não é o caminho
Inércia é um princípio da física, também conhecido como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento. A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. Se ele se encontra parado, a menos que seja submetido a alguma força, permanece parado.
A Teoria da Relatividade afirma que o tempo não é igual para todos, podendo variar de acordo com a velocidade, a gravidade e o espaço.
Quando levamos todas essas definições acima em conta ao pensarmos no ponto no tempo em que o marketing digital encontra-se atualmente, chegamos à seguinte conclusão:
Em primeiro lugar, a Quero+ Digital, definitivamente, está na vanguarda do marketing digital, basta ler o conteúdo na nossa home para perceber isso. Ainda não percebeu? Não se preocupe, reconhecer a visão de vanguarda não é tão simples quando se está ocupado desconstruindo o marketing em “produtos” como partes de um Frankenstein. Só quem conhece e usa um marketing integrado e completo como “estratégia de crescimento” tem acesso a tal poderoso instrumento dos bem-sucedidos.
Em segundo lugar, infelizmente, percebemos que a maioria das empresas, que provavelmente não terão um tempo de vida superior a 6 anos (segundo o Sebrae, mais de 90% das empresas que abrem todo ano no Brasil pedem falência antes de 5 anos), adota o princípio da inércia como seu norte, traça um curso, engessa o braço e não gira o volante à visão de uma barreira que certamente causará perda total por nada nesse mundo.
“Mudar pra quê? Tá dando pra pagar as contas, conseguimos não ficar no vermelho esse mês ... captamos até mesmo 1 cliente novo nesse trimestre ... além disso, marketing para que? Posso gastar esse dinheiro com coisa mais importante... O filho do padeiro na esquina faz site por menos...Compartilhei um vídeo de cachorrinho/piada essa semana que viralizou no Face da minha empresa... Ninguém vai saber que o conteúdo é copiado...”. Ahhh, como queria que essas frases fossem fruto de uma imaginação fértil, mesmo que doentia! Mas não, infelizmente, incompetência, comodismo, mediocridade e por vezes, o medo de mudança produzem pérolas como essas em série.
Em terceiro lugar, a teoria da relatividade funciona no marketing também, o tempo não é igual para todos, I will give you that, velocidade e espaço têm um papel importante na “duração do tempo” de cada empresa. Para uma empresa localizada em grandes centros, por exemplo, um mês equivale a um dia, um dia equivale a uma hora, tudo é muito rápido e quem não acompanha fica para trás e desaparece no espelho retrovisor. Outro exemplo, determinadas raízes provincianas do pensamento em fila impedem que mudanças ocorram com mais velocidade e isso impede, definitivamente, o crescimento de MUUUUITAS empresas Brasil afora. Newsflash: o mundo agora é multicanal e o pensamento é em fileira (tudo ao mesmo tempo) e não mais em fila (uma coisa de cada vez).
Customização com vanguarda
Então, aí vem a pergunta, como nivelar essa questão do tempo de cada um e aplicar o conceito inovador e a estratégia de vanguarda da Quero+ Digital de maneira uniforme e abrangente em um país tão grande e cheio de contrastes como o Brasil?
A resposta é simples, não há como fazer isso. A estratégia de vanguarda da nossa empresa trabalha cada cliente, com suas idiossincrasias, de maneira customizada, levando em conta as características regionais e culturais de onde a empresa está localizada, as peculiaridades do mercado que atende, a cultura interna em vigor e, o mais importante, a vontade que a mesma tem de crescer, e apenas se ela tiver vontade de crescer, mind you!
Portanto, se você ainda não ouviu falar de IQ+ Marketing, não se assuste porque essa é uma estratégia da Quero+ Digital, que veio para ficar, mas que como tudo que é de vanguarda ainda vai deixar muita gente com o pé atrás, mas cuidado, desconfiados, se não abrirem os olhos não será apenas o pé que ficará para trás, mas o corpo inteiro, dando tchau para aqueles que, daqui a alguns anos, estarão lá na frente, na vanguarda do sucesso.