O Marketing Digital é para sempre
Por que mesmo as marcas mais famosas mundialmente não deixam de investir em práticas
de marketing digital? Porque a sopa de letrinhas não cozinha sozinha
Você, que está no Brasil, deve ter reparado que nas últimas semanas temos visto por aí anúncios do Google. Não, não se trata de anúncios dos serviços empresariais poderosos da grande corporação, e sim anúncios para que as pessoas procurem no maior buscador de todos os tempos as coisas que precisam saber ou simplesmente têm curiosidade.
Outro gigante mundial que não deixa de lado suas propagandas com músicas cativantes e imagens ainda mais tentadoras é a Coca-Cola, o refrigerante preferido no mundo todo. A reconhecida marca top of mind há 4 anos consecutivos, mantém altos investimentos em campanhas novas, promoções e até campanhas clássicas, como a de Natal que se aproxima. Aliás, para se aproximar ainda mais, principalmente do público jovem, ela lançou recentemente uma rádio que funciona via aplicativo de celular e também no computador. Sensacional!
Por que será que nem essas marcas (para não falar de muitas outras já consolidadas, como Omo, Nike, Samsung, Nestlé (top of mind nos últimos 4 anos) não abandonam suas estratégias de marketing justamente por já terem toda a fama e reconhecimento naquilo que fazem? Simples: o marketing é para sempre.
Seja para anúncios em mídias offline e online; seja para promoções especiais… as campanhas nunca serão abandonadas. Mudam os formatos, mudam as mídias, muda a forma do consumidor recebê-los, muda o público consumidor em si, mas o marketing fica porque a o ostracismo, o desaparecimento e o esquecimento não são uma opção. Como também não é uma opção interromper um relacionamento bem sucedido que só se solidifica com o tempo. Essas marcas sabem disso, metricamente, seja no número de vendas, marketshare, e tantas outras que o marketing possui para mostrar e guiar os caminhos para a empresa chegar ao topo.
Quer entender melhor a força que uma marca pode ter? Em apenas um dia em 2015, o Google saiu do ar no mundo todo. Foi uma única vez. As pessoas ficaram desesperadas e o Google é apenas um site num universo de zilhões. Então por que tamanho terror? Imaginem que o site do Google não estar online foi confundido com uma pane mundial da Internet!! Esse é o poder de uma marca e nem assim a empresa para de anunciar e de seguir estratégias de marketing.
Crescimento contínuo? Só com marketing
Neil Patel, um dos grandes especialistas de marketing digital no mundo, lançou recentemente um artigo com 38 práticas de marketing que as empresas precisam conhecer, entender e praticar incansavelmente. Além do uso das redes sociais, live marketing, e-mail marketing, vídeos no YouTube e conteúdo atualizado constantemente, Neil apontou que, entre todos esses pontos há um denominador comum: a continuidade das práticas.
“Mas Bobbie, eu fiz um trabalho de três meses com uma agência de marketing digital. Tive um crescimento de mais de 300%. Por que preciso continuar? Já não cresci o suficiente?” Minha resposta é clara e vou colocá-la em tópicos:
Existe "crescer o suficiente" para você? Ou para a Coca-cola?
Não adianta crescer e não sustentar a estratégia, reter o público, mantê-lo engajado;
Se você não continuar, provavelmente seu crescimento ficará estagnado ou até mesmo sofrerá regressão;
Sua empresa, em três meses, pode ter crescido, mas perderá tudo se não mantiver a consistência ou usar as estratégias corretas;
Mire nos exemplos de grandes marcas e veja que continuar é necessário.
Uma pesquisa realizada entre as empresas mais bem sucedidas do mundo mostra que em 81% delas o dono ou diretor executivo da empresa ESCUTA o marketing e EXECUTA as ações propostas por ele.
Poderia escrever uma cartilha inteira de motivos positivos e de itens que poderiam atrapalhar seus negócios caso opte por acreditar que já cresceu o suficiente. Mas vou deixar esses para a reflexão (já são suficientes, não?). Afinal, acabar com o que foi construído, só porque “ganhou” o jogo dos leads e das vendas neste período é desprezar o futuro e o potencial de sua empresa.
Marketing é atendimento, é consolidação
OK, suponhamos que você, nestes três meses de trabalho com marketing digital, tenha contado com a tal agência para gerenciar, por exemplo, as reclamações em suas redes sociais. Acha que quando as reclamações forem atendidas o trabalho está feito e seu problema resolvido? Então vai a pergunta: quantas dessas pessoas atendidas retornaram para sua empresa ou marca?
Ah, você resolveu contratar pessoas internas para atendimento dessas reclamações porque era mais barato? Essa "falsa economia" pode botar tudo a perder. Se sua empresa não treinou seus funcionários com a empresa de marketing a atender esses usuários de forma padronizada e voltada para a recaptação, retenção e, principalmente, para a solução do problema que gerou as reclamações, você jogou os 3 meses de marketing online no lixo e seu dinheiro também. Basta uma resposta errada e tudo o que foi construído nos três meses de crescimento exponencial desaparece como num encanto. E mais um dado estatístico de fazer chorar: recuperar um cliente online insatisfeito custa 10 vezes mais do que captar um novo.
Aí você reclama: Bobbie, como você é dramática! Tem tanta gente nova para captar, ainda bem que aquele reclamão saiu do meu Face! ERRADO. Sabe o que aquele reclamão fará? Ele vai entrar em suas mídias, seu aplicativo, seus comentários de cada postagem e vai sujar sua imagem até fazer aqueles que pensavam em usar sua marca mudem de ideia. Outra estatística mostra que o usuário online é 6 vezes mais exigente e impaciente do que o de outras mídias. Afinal, o que um consumidor pode fazer contra um comercial de TV? Nada! Nas suas mídias? Um estrago arrasador.
É... nosso trabalho não é fácil e são nessas horas que mostram seu enorme valor! Sem o marketing, nem crise nem sucesso são sustentáveis! A consolidação é constante (Google, Coca-Cola que o digam!). Não há como fugir destas práticas se você quer continuar a crescer.
Sopa de letrinhas bem preparada
As ações de marketing adotadas também não podem fugir da famosa sopa de letrinhas. Afinal, basicamente todos os meses surgem novas formas de estratégia, novos conceitos que levarão adiante sua marca ou produto.
Tudo tem que estar redondinho: flywheel marketing, estratégias de growth hacking, práticas de marketing de conteúdo, live marketing e até o que parece mais simples, como publicações em Facebook, Twitter ou LinkedIN. Não se deixe enganar: basta um erro para que isso viralize para o lado do mal e acabe com todo aquele crescimento. Tem que saber fazer, exige experiência.
Se em sua sopa de letrinhas faltar um ingrediente, o tempero vai embora e os clientes também. Novos podem até surgir, mas os que compravam anteriormente podem, primeiramente, fazer propaganda negativa e ainda nunca mais voltar.
Logo, se seu remarketing (só para citar mais um dos ingredientes de nossa sopa diária) tiver uma comunicação que não seja clara, objetiva ou que até mesmo agrida de alguma forma estes consumidores, esqueça! A queda livre começou e é muito difícil se segurar.
Hoje baseamos nossos casesem nomes como Google e Coca-Cola, mas sua empresa não precisa ser uma gigante mundial para ter um bom marketing e perceber que existem problemas comuns a todas as marcas e negócios, não é mesmo? Portanto, para VOCÊ, isso, você que está lendo isso e deseja CRESCER de verdade, agências (como a Quero+ Digital) podem ajudá-lo e muito. Pense nisso!