Participe da r-evolução do mercado
Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar que diversas empresas estão precisando se adaptar a um novo mercado e a uma nova economia, mas o que isso realmente representa para a sua empresa?
A economia é muito simples, o país está em crise e gastos altos estão sendo cortados, mas isso não significa que não há excelentes oportunidades econômicas e eficientes a serem aproveitadas neste momento e é aí que entra o novo mercado, que, infelizmente está sendo subaproveitado por muitas empresas no Brasil, o mercado digital.
Vamos a alguns números e dados deste novo “universo”, no qual o celular é a nova televisão e as mídias sociais são os canais que as pessoas escolhem assistir e seguir, como a novela das nove. Porém, para sua empresa obter essa audiência, ela precisa aprender a entender, cativar, encantar e engajar o seu público a fim de convertê-lo em consumidores:
72 milhões de pessoas usam celular para acessar a Internet no Brasil;
1,4 bilhões de transações virtuais ocorrem através do celular;
US$ 160 bilhões são movimentados em transações por celular;
O consumidor mobile é representado pelas classes A e B (62%);
41% dos internautas brasileiros já realizam pelo menos 1 operação de compras usando seu celular;
73% dos brasileiros não saem de casa sem o seu telefone celular;
26% dos usuários de celular pedem comida através de aplicativos e 20% para chamar táxi;
As mulheres são quem mais compram (56%);
Ações de marketing digital são 61% mais baratas do que as do marketing tradicional, que por décadas dominaram a mídia;
Na atual revolução digital, 68% das pessoas se voltam para a Internet para informações e compras;
Marketing digital é uma estratégia regida por métricas e objetivos mensuráveis:
O Brasil é o 3º país mais ativo no Facebook, com 103 milhões de usuários;
O Instagram já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente e os brasileiros respondem por 6,55% do tráfego total dessa rede;
O Linkedin conta com 25 milhões de usuários ativos no Brasil;
O Youtube é o terceiro canal mais utilizado pelas empresas (42,4%) no Brasil atualmente, já que é acessado por uma média de 21% da população ativa mundial, diariamente.
Segundo a revista Exame, esse comportamento digital criou um novo campo de batalha para o mercado empresarial, uma vez que essa revolução é mais representativa do que o advento da própria Internet.
Ser invisível no mundo digital é o maior impedimento para que muitas empresas cresçam, seja na ampliação de sua base de clientes, em um maior engajamento com eles, ou na oportunidade de fechar negócios e compras. O maior erro da maioria das empresas é pensar que o status quo de décadas e que “funcionou por muito tempo” pode continuar a ser aplicado sem uma reestruturação ou adaptação, mesmo que o perfil dos seus consumidores tenha claramente evoluído.
A invisibilidade pode custar mais caro do que sua adaptação! Não participar dessa r-evolução pode custar o seu negócio, uma vez que seus concorrentes mais responsivos podem estar timidamente ou ostensivamente investindo em marketing digital e cada pessoa com um celular pode estar acessando os canais dele e não os seus.