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Você sabe o que é Growth Hacking?

  • Bobbie Salles
  • 3 de out. de 2016
  • 4 min de leitura

Quero Mais Digital

Em meio a esse mundão de estratégias de marketing digital sempre aparecem palavras e conceitos novos, não é mesmo? É tanta informação, tanta novidade, que muitas vezes ficamos perdidos. Mas ainda bem que existe a informação e, com ela, podemos ir sempre além. Para esclarecer mais um desses conceitos, eu vou apresentar hoje o Growth Hacking. Afinal, demorou para falarmos sobre um assunto que a Quero+Digital faz uso e, modéstia à parte, faz muito bem. Vem comigo que eu explico.

O que é Growth Hacking

Vamos diretamente para o nosso slogan: crescer sem limites. É o que qualquer empreendedor, seja de qual ramo for, espera, correto? Sim! Sejam novos ou experientes, o crescimento tem destaque em estratégias evolutivas, em planilhas, em orçamentos, em ganhos de pequeno, médio e grande prazo. E é exatamente aí que entra o nosso amigo Growth Hacking.

Trata-se de um conjunto de estratégias que junta análise, criatividade, monitoramento e métricas que visam a exposição e, consequentemente, a venda de produtos ou serviços. Essa palavrinha mágica nasceu da cultura das Startups. E veja como tem tudo a ver! A primeira premissa de uma Startup é que ela seja inovadora. Logo, não se faz inovação atualmente sem exatamente criatividade, análise e medição de resultados.

O Growth Hacking é totalmente focado em resultados positivos. Por isso, é preciso ficar em cima das contas. A diferença entre o que geralmente fazem as empresa mais consolidadas em comparação às Startups está aplicada diretamente neste conceito. O crescimento está em primeiro lugar, seguido dos orçamentos. É claro que tudo tem que ser bem planejado, não é mesmo? O que pouca gente sabe é que muitas gigantes começaram assim. Só para dar uma ideia do que eu estou falando, posso colocar aqui o Facebook, AirBnb, LinkedIN, Fyuse e por aí vai…

Crescer sem limites sempre

Logicamente, cada empresa tem sua forma para alcançar o sucesso. Por isso, o Growth Hacking deve ser particular a cada uma delas, inclusive, independentemente de seu segmento de atuação. Serve para todo mundo, pois, como eu disse quase no início deste artigo, todo mundo quer crescer. Aliás, este é o único ponto comum, além de montar sua estratégia em seu plano de negócios.

Um negócio começa e com ele entram as redes sociais, a propaganda, a divulgação em meios digitais e offline. É preciso ter um bom site, saber o que colocar em redes sociais, em quais veículos e mídias fazer seu produto ou serviço aparecer e conversar com o público certo. Entram nessa jogada o trabalho desenvolvido em SEO (Search Engine Optimization) para que seu crescimento também seja natural e orgânico em buscas do Google, por exemplo.

Para tanto, os profissionais que atuam como growth hackers (já existe até o cargo em algumas empresas) têm que entender de marketing, experimentações, técnicas, tecnologia e principalmente do consumidor deste produto ou serviço. Comportamento de compra, por exemplo, é um dado importantíssimo para quem vende. É só assim que sua empresa poderá vender mais e mais, sempre.

Outro papel importante é entender de reações e motivações para esses consumidores e clientes. Um bom growth hacker entende suas experimentações diretamente com estes clientes e consumidores. Não deu muito certo? Cabeça de Startup: reconstrua sua estratégia para crescer. Entretanto, as experimentações têm que ser bem validadas sempre. O lance de tentar tudo o que for possível não é para growht hackers. O processo é científico, estudado minuciosamente. É o marketing estudado e reestudado continuamente. O foco é crescer (sei que já disse isso e devo repetir ainda mais ao longo do texto).

Conscientização e compartilhamento

Quando este cliente se depara com uma experiência positiva de compra ou contratação ele mesmo espalha este resultado. Este é um balizador e tanto de crescimento. Ser growth hacker é também explorar as brechas, as passagens livres para a expansão do negócio.

Basta pensar no significado das palavras, mesmo que não haja uma tradução direta do termo. Do inglês growth é crescimento; hack significa espaço; hacking é encontrar e aproveitar esses espaços e brechas. É bom deixar bem claro que, hacker está associado muitas vezes às péssimas práticas de encontrar brechas para forçar alguma operação, por exemplo.

Só que aqui, no Growth Hacking, as brechas são para o bem! Mesmo porque, se tentar alguma forçar essa estratégia, toda ideia de crescimento vai por água abaixo. Tudo tem que ser claro, conciso e coerente. Em práticas de SEO, por exemplo, se bancar o espertão e fizer a estratégia errada, seu site pode ser jogado lááááá para a quinta ou sexta página do Google.

Acredite: pouquíssimas pessoas, ao buscar algo na internet, clicam até estas páginas. Aqui não existe milagre, não existe mágica ou mandinga alguma. É estratégia mesmo.

Funil de crescimento

Apesar do termo ter sido criado por Sean Ellis (após a implementação e consultoria de estratégias em empresas que tiveram muito sucesso), foi Dave McClure o cidadão que fez o primeiro funil de crescimento. Quem é de vendas, marketing ou controladoria (áreas de atuação principal do growth hacker), geralmente entende de funil e está acostumado com a expressão.

Assim, vamos ao modelo de Dave, dividido em cinco partes: aquisição, ativação, retenção, receita e indicações.

A fase da Aquisição é aquela em que você tem que atrair e conquistar seu cliente. A Ativação é a entrega da primeira boa experiência a este cliente. É quando ele vai perceber que acertou em cheio ao contratar seu serviço ou comprar seu produto. A Retenção, como o próprio nome define, é aquela fase para fazer com que este cliente fique com você. A fase de compras e da geração de um contrato fixo por exemplo? É o estágio da Receita. Para finalizar o funil de crescimento está o estágio das Indicações: quando seus clientes estão tão satisfeitos que fazer propaganda de sua empresa por aí.

Com a estratégia de funil bem estruturada dificilmente suas vendas ficarão a ver navios. Para concluir, basta juntar a todos esses conceitos mais alguns passos:

  • Geração e captação de ideias;

  • Seleção destas ideias;

  • Modelagem dos experimentos;

  • Validação dos experimentos e

  • Análise dos resultados.

Junte toda essa lição de casa com uma agência especialista no assunto (como a Quero+Digital) e sua empresa vai longe com crescimento sem limites por meio de estratégias de Growth Hacking bem definidas e trabalhadas!

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