Conteúdo Digital é como uma caixa de chocolates
- Carolina Pereira
- 7 de set. de 2016
- 4 min de leitura

Shares e cliques em Links estão associados? Infelizmente não.
Pesquisa lançada recentemente pela BuzzSumo e Moz deixou bem claro que não há qualquer correlação entre Shares e Links que levam ao seu site, o que desaponta muita gente que acha que só porque o post foi compartilhado, o número de visitas ao site vai aumentar exponencialmente.
Mais de um milhão de artigos publicados na Internet foram analisados e acredito que não resta dúvida quanto ao assunto quando eles afirmam que a maioria do conteúdo digital publicado na rede é ignorada quando se trata de Shares e/ou Links. Para piorar a situação, eles explicam que mesmo aqueles textos que são compartilhados, nem sempre são lidos e a o Share é uma reação puramente automática. O conteúdo tem que ser muito mais trabalhado ainda para Links.
Seguem alguns exemplos dessa dura realidade:
- de um grupo aleatório de 100 mil textos, mais de 50% teve 2 ou menos Shares e em mais de 75% nenhum link externo ocorreu
- em uma amostra maior de 750 mil textos, apesar os Shares aumentarem, ninguém clicou no link.
- no total de 1 milhão de postagens não houve qualquer correlação geral entre Shares e Links, literalmente dizendo que os resultados sugerem que as pessoas compartilham e visitam o site por diferentes razões.
No entanto, não há como determinar quais razões são essas. Esse resultado também não muda muito de uma mídia para outra e a pesquisa incluiu Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Google Plus.
E aí, especialista em conteúdo de marketing digital, já entrou em depressão? Eu desesperei. Pensei até que o post era publicidade para algum tipo de curso milagroso no exterior que ensinava o segredo do sucesso em alguns milhares de quilômetros.
Mas, depois de duas doses de suco de maracujá e três horas de choro, eu vi uma esperança advinda da coragem absurda de continuar lendo tal depressiva pesquisa.
Há esperança
Não, nenhum dos dados acima mudou, porém a pesquisa descobriu que há certos tipos de conteúdo que geram tanto Shares quanto Links. Toda minha recente depressão desapareceu em segundos quando eu li que conteúdo de opinião jornalística é um desses. Ajoelhei e agradeci por ser uma filha de mineira que adora falar o que pensa e sempre tem uma opinião formada.
Sorte minha também que tinha acabado de ler em outro Blog de experts que conteúdo em primeira pessoa e baseado em dados, fatos, vivência, experiência é o único que o público das redes sociais realmente quer ler, participar e até mesmo seguir, ou seja, clicar em seu Link.
Embora ainda haja esperança para mim e outros profissionais já experientes da área que devem ter lido a mesma pesquisa ou ter tido mãe mineira, sinto informar que a pesquisa informou que vídeos e quizzes, apesar de muito compartilhados, não são clicados. E pasmem, infográficos são uma decepção para Shares e Links também.
Conteúdo Opinativo
Enquanto as faculdades de jornalismo ensinam que objetividade é tudo, os colunistas e opinadores é que estão com os Links. Para quem não entendeu até agora porque Link é tão importante, vou fazer uma pequena comparação: trabalhar horas de conteúdo nas mídias sociais dos clientes para não ter Links é como convidar 500 pessoas a uma festa de aniversário e ninguém aparecer.
Machuca muito. Falo isso por experiência própria (apesar de não serem 500 convidados, a sensação é a mesma). Tudo que se pensa na hora é no ...cricri....cricri dos grilos devido ao silêncio assustador diante do abandono.
Por outro lado, se você é uma pessoa com boa articulação, bem informada, com pontos de vistas bem substanciados, sabe engajar outras pessoas em conversas agradáveis e ainda por cima é divertida, duvido que faltariam convidados à festa.
Qual o segredo para curtir a festa?
E é essa mesma a sugestão que a pesquisa deu para os content writers do mundo que haviam ficado órfãos com os grilos até poucas linhas atrás. Esqueça as regras de jornalismo do passado e entenda que geração de conteúdo para Internet é outra área que demanda novas habilidades e muito bom gosto.
Sim, porque não há que se preocupar com "gosto" das pessoas quando se é objetivo apenas relatando fatos. Mas Like ( gosto), Share e Link tem tudo a ver quando se dá a cara a tapa opinando sobre um assunto controverso com elegância, ou um assunto polêmico com compaixão. Este é o motivo pelo qual a pesquisa não conseguiu achar correlação entre os dois: é questão de gosto pessoal.
Contar histórias
Esta parte do texto não estava na pesquisa, mas li também em outro artigo dos 50 que leio por dia em uma das 6 mídias que procuro informação....bem, sem complicar muito, o público das mídias sociais quer "Forrest Gumps". Bons contadores de história que fariam você e seu público perder a condução para casa só para não perder o final.
Resumindo, o que a pesquisa disse é que os escritores de conteúdo para Internet precisam ser mais criativos, menos engessados, mais engraçados (quando apropriado), com cabeça feita, bem resolvidos...parece até lista de desejo de toda mulher, mas na verdade tudo isso tem a ver com o verdadeiro tesouro que todos precisamos buscar hoje em dia com os usuários das redes: engajamento, empatia e simpatia.
Afinal, "a vida é uma caixa de chocolates e nunca sabemos o que vamos encontrar". Mesmo assim, isso não nos impede de curtir um bombom de cada vez, compartilhar com outros quando for gostoso... e clicar no site (abrir a caixa de chocolates para comer mais).
A magia da caixa de bombons
Como não há como ensinar nada disso a uma pessoa ou escritor de conteúdo digital, minha sugestão e opinião pode não ser sua resposta favorita, mas é a melhor que encontrei: seja você mesmo(a), escreva sobre o que entende e gosta, acrescente algo a seu respeito e interaja com o leitor de forma mais profunda.
Seja como a pena do Forrest Gump, que representa o grande questionamento do personagem, do filme e nossa: tudo na vida (e na Internet) já está pré-definido como uma receita de bolo ou tudo acontece por acidente e temos que nos adaptar à medida em que acontece? No filme ele diz que é um pouco de cada e eu concordo.
E você? Concorda também? Comente!